Sou um pediatra com sorte – não me formei apenas nos hospitais!

 
antónio-brito-avô MEDIUMAntónio Brito Avô
Médico Pediatra
Novembro de 2013
 

Sou um pediatra com sorte – não me formei apenas nos hospitais!

No final dos anos setenta, ainda no início de carreira, a vida profissional arrastou-me quase sem dar por isso para o Centro de Medicina Pedagógica de Lisboa, onde desenvolvi a actividade de saúde escolar paralelamente à pediatria. Aí fiquei até à sua extinção por Decreto em 1993.

Foi lá que conheci o Dr. João dos Santos.

Ele participava, com alguma regularidade, nas reuniões semanais de formação do Centro, onde nos brindava com a sua experiência e sabedoria, aceitando discutir connosco as estratégias de intervenção nos muitos casos de crianças que acompanhávamos nas escolas e no Centro.

Com palavras simples e óbvias, transportava-nos para uma nova percepção do mundo da criança e consequentemente para uma nova dimensão da nossa intervenção como pediatras.

O seu projecto da Casa da Praia, constituiu um modelo exemplar de intervenção psico-pedagógica, e forneceu-nos sempre muitas pistas de orientação para a actividade que as nossas equipas desenvolviam nas escolas. Folgo em saber que o projecto se mantém firme.

Nesse esforço permanente de formação e crescimento participavam activamente todos os técnicos, pediatras, pedo-psiquiatras e psicólogos do Centro. Recordo sessões orientadas pela Maria Adelaide Pinto Correia, Emílio Salgueiro, Orlando Fialho, Manuela Hora, Maria José Lobo Fernandes, Fernanda Alexandre, Pedro Ferro, – mas também por técnicos exteriores ao centro, como David Rodrigues, Sérgio Niza, Ana Benard da Costa, Teresa Ferrreira, Daniel Sampaio, Gomes Pedro e Armando Leandro, entre muitos outros.

Foi um tempo de exaltação profissional e de excelência, que me marcou profundamente e modificou em definitivo o meu modo de pensar a criança e a minha atitude clínica nos anos que se seguiram.

Foi muito bom reencontrar alguns dos nomes que citei, nesta página de homenagem a um homem cujo pensamento e acção uniu e inspirou tanta gente em prol do bem-estar da criança. Bem haja!

António Brito Avô
Médico Pediatra

 
 
 
 
 
 
© 2014 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved.
 
 
 
 
  • Coloque aqui os seus dados para inclusão na lista de divulgação ou para receber outras informações

     
  • Proposta de Lei n.º 34 / XIII – Definição de ATO MÉDICO

    O XXI Governo Constitucional, no seu programa para a saúde, estabelece como prioridades aperfeiçoar a gestão dos recursos humanos e a motivação dos profissionais de saúde, apostando em novos modelos de cooperação entre profissionais de saúde, no que respeita à repartição de competências e responsabilidades e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, apostando em modelos de governação da saúde baseados na melhoria contínua da qualidade de garantia da segurança do doente… (Siga esta LIGAÇÃO para aceder ao documento de Proposta de Lei n.º 34/XIII.).

    Existe actualmente uma proposta de diálogo relativo à formulação do Artigo 5 desta proposta de lei, em que se define o ATO MÉDICO.

     
     
     

     
     
  • Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos em conversa

    Clique na seguinte ligação para para visualizar este vídeo do Instituto de Tecnologia Educativa – RTP (1975) A Escolinha de Arte de Cecília Menano – com Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos, que foi muito generosamente disponibilizado pelo Dr Daniel Sasportes (19 minutos). [Clique nesta ligação]

     


  • Programa IFCE no Ar, Radio Universitária

    Entrevista sobre o andamento do curso à distância “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”

    Entrevista gravada com a coordenadora do curso “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”, Professora Patrícia Holanda da Linha de História da Educação Comparada da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o Doutor Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos), e a coordenadora pedagógica do curso Professora Ana Cláudia Uchôa Araújo da Directoria da Educação à Distancia do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). A entrevista foi realizada pelo jornalista Hugo Bispo do Programa IFCE no Ar em 3 de Novembro de 2016.

    Para ouvir a gravação desta entrevista clique nesta ligação.

     


     

  • “Histórias de mulheres” é finalista da 58º edição do Prêmio Jabuti

     

    O livro "Histórias de mulheres: amor, violência e educação", organizado por Maria Juraci Maia Cavalcante, Patrícia Helena Carvalho Holanda e Zuleide Fernandes de Queiroz, é finalista na categoria "Educação e Pedagogia" da 58ª edição do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, considerado o mais importante prêmio do livro brasileiro.

    A obra, lançada em 2015 pelas Edições UFC, conta, entre outros, com artigos da Professora Patrícia Helena Carvalho Holanda e do Professor Pedro Parrot Morato “A Mulher e a Família à Luz do Referencial Santiano na Perspectiva Comparada Brasil-Portugal”, e da Dra Clara Castilho “A Mãe e a Escola como Promotores de Inclusão Social das Crianças com Necessidades Especiais na Abordagem de João dos Santos”.

    Maria Juraci Maia Cavalcante e Patrícia Helena Carvalho Holanda são professoras da Faculdade de Educação da UFC. A obra pode ser adquirida na Livraria da Universidade Federal do Ceará (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica).

    Para mais informações clique nesta ligação.

     


     

  • © 2013-2017 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved