Sou um pediatra com sorte – não me formei apenas nos hospitais!

 
antónio-brito-avô MEDIUMAntónio Brito Avô
Médico Pediatra
Novembro de 2013
 

Sou um pediatra com sorte – não me formei apenas nos hospitais!

No final dos anos setenta, ainda no início de carreira, a vida profissional arrastou-me quase sem dar por isso para o Centro de Medicina Pedagógica de Lisboa, onde desenvolvi a actividade de saúde escolar paralelamente à pediatria. Aí fiquei até à sua extinção por Decreto em 1993.

Foi lá que conheci o Dr. João dos Santos.

Ele participava, com alguma regularidade, nas reuniões semanais de formação do Centro, onde nos brindava com a sua experiência e sabedoria, aceitando discutir connosco as estratégias de intervenção nos muitos casos de crianças que acompanhávamos nas escolas e no Centro.

Com palavras simples e óbvias, transportava-nos para uma nova percepção do mundo da criança e consequentemente para uma nova dimensão da nossa intervenção como pediatras.

O seu projecto da Casa da Praia, constituiu um modelo exemplar de intervenção psico-pedagógica, e forneceu-nos sempre muitas pistas de orientação para a actividade que as nossas equipas desenvolviam nas escolas. Folgo em saber que o projecto se mantém firme.

Nesse esforço permanente de formação e crescimento participavam activamente todos os técnicos, pediatras, pedo-psiquiatras e psicólogos do Centro. Recordo sessões orientadas pela Maria Adelaide Pinto Correia, Emílio Salgueiro, Orlando Fialho, Manuela Hora, Maria José Lobo Fernandes, Fernanda Alexandre, Pedro Ferro, – mas também por técnicos exteriores ao centro, como David Rodrigues, Sérgio Niza, Ana Benard da Costa, Teresa Ferrreira, Daniel Sampaio, Gomes Pedro e Armando Leandro, entre muitos outros.

Foi um tempo de exaltação profissional e de excelência, que me marcou profundamente e modificou em definitivo o meu modo de pensar a criança e a minha atitude clínica nos anos que se seguiram.

Foi muito bom reencontrar alguns dos nomes que citei, nesta página de homenagem a um homem cujo pensamento e acção uniu e inspirou tanta gente em prol do bem-estar da criança. Bem haja!

António Brito Avô
Médico Pediatra

 
 
 
 
 
 
© 2014 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved.
 
 
 
 

  • LIVRARIA

     
     


  • Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos em conversa

    Clique na seguinte ligação para para visualizar este vídeo do Instituto de Tecnologia Educativa – RTP (1975) A Escolinha de Arte de Cecília Menano – com Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos, que foi muito generosamente disponibilizado pelo Dr Daniel Sasportes (19 minutos). [Clique nesta ligação]

     


  • Programa IFCE no Ar, Radio Universitária

    Entrevista sobre o andamento do curso à distância “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”

    Entrevista gravada com a coordenadora do curso “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”, Professora Patrícia Holanda da Linha de História da Educação Comparada da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o Doutor Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos), e a coordenadora pedagógica do curso Professora Ana Cláudia Uchôa Araújo da Directoria da Educação à Distancia do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). A entrevista foi realizada pelo jornalista Hugo Bispo do Programa IFCE no Ar em 3 de Novembro de 2016.

    Para ouvir a gravação desta entrevista clique nesta ligação.

     


     

  • © 2013-2019 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved