Devo ao Dr João dos Santos a vida profissional feliz que vivi

Isabel Pereira MEDIUMMaria Isabel Vieira Pereira *
20 de Setembro de 2013
 
 

Devo ao Dr João dos Santos a vida profissional feliz que vivi.

Encontrei-o pela primeira vez entre os professores que leccionavam na única escola da época que preparava profissionais para o ensino Pré-Escolar e Ensino Primário pelo método de João de Deus. Era pois a escola de João de Deus e estávamos nos primeiros anos de 50.

O Dr. João dos Santos percebeu, sem que lho dissesse, que eu queria ser feliz a viver junto dos que me permitiam reviver as horas felizes da minha própria infância.

Após o curso chamou-me para com ele, com o oftalmologista Dr. Henrique Moutinho e a psico-pedagoga Maria Amália Borges, sua então já colaboradora, iniciar uma vida profissional como docente na obra que aqueles três mestres tinham sonhado e iniciado. Dentro da Liga Portuguesa de Profilaxia da Cegueira criaram a Clínica Infantil de Reeducação de Amblíopes com as secções clínica, psicológica e escolar. A inauguração oficial foi em Fevereiro de 1955 e eu iniciei o meu inexperiente trabalho em Outubro desse mesmo ano.

A formação que me faltava e que o Dr. João dos Santos bem conhecia, foi-me sendo dada por ele e seus colaboradores directos, no país e em França.

Foram anos de crescimento pessoal juntamente com o crescimento daquele núcleo de recuperação de deficientes visuais.

Muitas dificuldades monetárias, muitas incertezas, mas nenhuma desistência de alguém.

Vieram juntar-se depois os deficientes cegos totais e em 1961- 63 os alunos sem deficiência. Aparece então em instalações próprias a placa que oficialmente assinala o Centro Infantil Helen Keller.

Foi pois neste corredor de saberes sonhados, aprendidos, vividos, que fui feliz e que em momento próprio fui pessoalmente dizer ao Mestre João dos Santos, com quem sempre pouco falei, mas de quem sempre senti e entendi a estima, o afecto.

Maria Isabel Vieira Pereira

20/09/2013

 

* Professora Maria Isabel Vieira Pereira
 
 
 
 
 
 
© 2013 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved.
 
 
 
 
 
 
 
  • Coloque aqui os seus dados para inclusão na lista de divulgação ou para receber outras informações

     
  • Proposta de Lei n.º 34 / XIII – Definição de ATO MÉDICO

    O XXI Governo Constitucional, no seu programa para a saúde, estabelece como prioridades aperfeiçoar a gestão dos recursos humanos e a motivação dos profissionais de saúde, apostando em novos modelos de cooperação entre profissionais de saúde, no que respeita à repartição de competências e responsabilidades e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, apostando em modelos de governação da saúde baseados na melhoria contínua da qualidade de garantia da segurança do doente… (Siga esta LIGAÇÃO para aceder ao documento de Proposta de Lei n.º 34/XIII.).

    Existe actualmente uma proposta de diálogo relativo à formulação do Artigo 5 desta proposta de lei, em que se define o ATO MÉDICO.

     
     
     

     
     
  • Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos em conversa

    Clique na seguinte ligação para para visualizar este vídeo do Instituto de Tecnologia Educativa – RTP (1975) A Escolinha de Arte de Cecília Menano – com Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos, que foi muito generosamente disponibilizado pelo Dr Daniel Sasportes (19 minutos). [Clique nesta ligação]

     


  • Programa IFCE no Ar, Radio Universitária

    Entrevista sobre o andamento do curso à distância “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”

    Entrevista gravada com a coordenadora do curso “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”, Professora Patrícia Holanda da Linha de História da Educação Comparada da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o Doutor Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos), e a coordenadora pedagógica do curso Professora Ana Cláudia Uchôa Araújo da Directoria da Educação à Distancia do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). A entrevista foi realizada pelo jornalista Hugo Bispo do Programa IFCE no Ar em 3 de Novembro de 2016.

    Para ouvir a gravação desta entrevista clique nesta ligação.

     


     

  • “Histórias de mulheres” é finalista da 58º edição do Prêmio Jabuti

     

    O livro "Histórias de mulheres: amor, violência e educação", organizado por Maria Juraci Maia Cavalcante, Patrícia Helena Carvalho Holanda e Zuleide Fernandes de Queiroz, é finalista na categoria "Educação e Pedagogia" da 58ª edição do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, considerado o mais importante prêmio do livro brasileiro.

    A obra, lançada em 2015 pelas Edições UFC, conta, entre outros, com artigos da Professora Patrícia Helena Carvalho Holanda e do Professor Pedro Parrot Morato “A Mulher e a Família à Luz do Referencial Santiano na Perspectiva Comparada Brasil-Portugal”, e da Dra Clara Castilho “A Mãe e a Escola como Promotores de Inclusão Social das Crianças com Necessidades Especiais na Abordagem de João dos Santos”.

    Maria Juraci Maia Cavalcante e Patrícia Helena Carvalho Holanda são professoras da Faculdade de Educação da UFC. A obra pode ser adquirida na Livraria da Universidade Federal do Ceará (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica).

    Para mais informações clique nesta ligação.

     


     

  • © 2013-2017 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved