NOTÍCIAS

Ana Maria Vieira de Almeida: uma condecoração e um prémio bianual em nome da pedagoga

Condecoração Ana Vieira de AlmeidaO Presidente da República condecorou a título póstumo a fundadora do colégio A Torre, numa cerimónia onde foi apresentado o prémio no valor de 20 mil euros a atribuir a autores de trabalhos de investigação em modelos inovadores na área da educação infantil, pré-primária e primária.


antonio coimbra de matos

ANTÓNIO COIMBRA DE MATOS

Foi com grande tristeza que soubemos da morte do Professor Doutor António Coimbra de Matos que faleceu hoje, dia 1 de Julho de 2021, em Lisboa.

António Coimbra de Matos, psiquiatra, pedopsiquiatra e psicanalista é uma figura incontornável na história da Saúde Mental, da Psiquiatria e da Psicanálise em Portugal.

Foi o segundo Diretor do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa, tendo substituído João dos Santos nessas funções. Foi fundador e presidente de várias sociedades científicas e professor no ISPA e na Faculdade de Psicologia de Lisboa. Em 2012, foi galardoado nos EUA com o “Distinguished Psychoanalytic Educator Award”.

É autor de uma vasta e rica Obra escrita.

Recordamos com emoção, a amizade e admiração mútuas que havia entre António Coimbra de Matos e o nosso Pai.

Deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos seus familiares. 

Paula Santos Lobo e Luís Grijó dos Santos
1 de Julho de 2021


Ana Vieira de Almeida

Foi com grande tristeza que soubemos da morte da amiga Ana Vieira de Almeida que faleceu hoje, dia 8 de Janeiro de 2021, em Lisboa. Recordamos o tempo que com ela pudemos conviver e aprender. Estamos certos que será sempre lembrada pela sua inteligência, dedicação e humanidade. Como pedagoga marcou com saber, inovação e originalidade a sua época e influenciou gerações de alunos e profissionais. Deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos. Paula Santos Lobo e Luís Grijó dos Santos

 

Tana querida O nosso 1º Encontro foi na década de 40 de século passado na Terra onde nascemos e, decorridos mais 50 anos, deu-se o 2º. Magicamente sentimos que eramos as mesmas porque esse tempo tinha encurtado. Agora partiste, o Sol desapareceu e a escuridão da noite cobriu as nossas cabeças. Fiquei sem chão e sem as rosas brancas que me enviavas todos os anos, num dia certo, as mesmas que, quando entraste na carruagem, na Caála, ofereceste à minha Mãe. Adeus, minha querida, então o próximo encontro será amanhã…
Maria José 8 de Janeiro de 2021

 

Maria Jose Vidigal MEDIUM

*** *** ***

 

Ana, querida amiga e colega

Tana, para Jorge e Margarida, teus antigos alunos, filhos meus e do Manuel Silva (já falecido e teu amigo também), que te recordam com ternura pelo trato calmo e doce que tinhas com todas as crianças.

 

“Era uma vez um peixinho vermelho…” contavas e encantavas os meninos!

Foste uma educadora nata, pessoa especial, pedagoga esclarecida, aberta às ideias novas, nunca fundamentalista; deixaste uma obra que deve ser conhecida e continuada.

Partilhei contigo os ideais políticos da nossa geração aprisionada, os princípios de uma educação activa e criativa, sonhávamos, promissoras de um homem novo. Caminhámos juntas em grupo de trabalho de formação pedagógica, na busca de sermos mais capazes na tarefa de ensinar e educar.

Citando João dos Santos, nosso estimado Mestre:

 

“Que os homens que guardam da sua infância a experiência inédita, que interiorizam o movimento, o sentir, o amor, que construiram um mundo seu, o abram aos outros, que o abram às crianças. Para que haja AMOR, para que haja diálogo.”

 

Tu foste uma dessas pessoas.

Partiste, deixaste em nós uma grande saudade. Para ti, como se fossem flores, este belíssimo poema de Sophia:

 

“Quando o meu corpo apodrecer e eu For morta Continuará o jardim, o céu e o mar, E como hoje igualmente hão-de bailar Quatro estações à minha porta (…)

Haverá longos poentes sobre o mar Outros amarão as coisas que eu amei

Será o mesmo brilho, a mesma festa Será o mesmo jardim à minha porta. E os cabelos doirados da floresta, Como se eu não estivesse morta.”

(Sophia de Mello Breyner Andersen)

 

Com saudade e um fraterno abraço de condolências a toda a tua família

Manuela Cruz seus filhos Jorge e Margarida Silva Lisboa, 9 de Janeiro de 2021

 

andrc3a9-miguel-e-avc3b4.jpg


Imagem - A última entrevista de Armando Leandro à frente da Comissão Nacional da Proteção das Crianças

RTP NOTÍCIAS: A última entrevista de Armando Leandro à frente da “COMISSÃO NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS E PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS”.

Para mais informações sobre a “Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens” siga esta ligação.


Capa do livro - Historias de Pedagogia Ciencia e Religiao - finalista no 59 Premio JabutiFinalista do Prêmio Jabuti 2017

O livro Histórias de pedagogia, ciência e religião: discursos e correntes de cá e do além-mar, da coleção História da Educação, editado pelas Edições UFC, é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2017. Entre outros, este livro contém trabalhos do Professor Doutor Jorge Ramos do Ó, “Para uma Genealogia do Currículo: Ordem e Método na Edificação do Modelo Escolar Moderno” [p 21-50], e da Professora Doutora Patrícia Helena Carvalho Holanda, “João dos Santos: a Psicologia, a Psicanálise e a Pedagogia” [p 71-90]. Organizada por Maria Juraci Maia Cavalcante, Patrícia Helena Carvalho Holanda, Francisca Geny Lustosa e Roberto Barros Dias, a obra traz recortes temáticos e marcos importantes para o estudo da educação brasileira através da análise de discursos e práticas pedagógicas intercontinentais no contexto contemporâneo. Uma realização da Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti está em sua 59ª edição. Atualmente é a maior premiação do livro no País e conta com 29 categorias. O finalista das Edições UFC concorre na categoria “Educação e Pedagogia”. Para mais informações siga a seguinte ligação http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2017/10325-livro-editado-pela-edicoes-ufc-e-finalista-do-premio-jabuti-2017.


Professor João Costa (Universidade de Évora-Portugal) Conferência de Abertura, proferida pelo Professor João Costa no XVI Congresso de História da Educação do Ceará, Icó, 22 de Setembro de 2017 ( Duração: aproximadamente 98 minutos).

🕓 23 de Outubro de 2017

Ar Magazine nº9 entrevista “O SONHO DE JOÃO DOS SANTOS” Considerado o criador da moderna Saúde Mental Infantil em Portugal, diz-se da obra de João dos Santos que é inseparável da vida e a vida, essa, começou em Arroios, onde nasceu e viveu, na zona dos Anjos. Fomos ouvir os sonhos deste homem pela voz de dois dos seus filhos: Luís Grijó dos Santos e Paula Grijó dos Santos Lobo.

🕓 01 de Abril de 2017

Proposta de Lei n.º 34/XIII – Definição de ATO MÉDICO

O XXI Governo Constitucional, no seu programa para a saúde, estabelece como prioridades aperfeiçoar a gestão dos recursos humanos e a motivação dos profissionais de saúde, apostando em novos modelos de cooperação entre profissionais de saúde, no que respeita à repartição de competências e responsabilidades e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, apostando em modelos de governação da saúde baseados na melhoria contínua da qualidade de garantia da segurança do doente…

🕓 01 de Janeiro de 2017


A vida e obra de alguns dos mais fascinantes e inspiradores médicos da História. Na medicina sempre existiram pessoas que se dedicaram ao próximo de forma abnegada, sem outro desejo que não o de melhorar a sua arte, dando apoio nas horas mais terríveis de qualquer ser humano, como a falta de saúde e o sofrimento físico, psicológico e social. Entre este incontável número de pessoas extraordinárias, sobressaíram algumas que adicionaram à arte médica outras faces do prisma complexo que é o ser humano.

🕓 14 de Novembro de 2016


O livro “Histórias de mulheres: amor, violência e educação”, organizado por Maria Juraci Maia Cavalcante, Patrícia Helena Carvalho Holanda e Zuleide Fernandes de Queiroz, é finalista na categoria “Educação e Pedagogia” da 58ª edição do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, considerado o mais importante prêmio do livro brasileiro. A obra, lançada em 2015 pelas Edições UFC, conta, entre outros, com artigos da Professora Patrícia Helena Carvalho Holanda e do Professor Pedro Parrot Morato “A Mulher e a Família à Luz do Referencial Santiano na Perspectiva Comparada Brasil-Portugal”, e da Dra Clara Castilho “A Mãe e a Escola como Promotores de Inclusão Social das Crianças com Necessidades Especiais na Abordagem de João dos Santos”. Maria Juraci Maia Cavalcante e Patrícia Helena Carvalho Holanda são professoras da Faculdade de Educação da UFC.

🕓 13 de Novembro de 2016

ANTONIO NOVOA SMALL

A Cerimónia de Investidura do título Doutor Honoris Causa decorreu no Auditório Agostinho da Silva, do dia 25 de Outubro, no Campo Grande, em Lisboa.

🕓 30 de Outubro de 2016

Entrevista gravada com a coordenadora do curso “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”, Professora Patrícia Holanda da Linha de História da Educação Comparada da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o Doutor Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos), e a coordenadora pedagógica do curso Professora Ana Cláudia Uchôa Araújo da Directoria da Educação à Distancia do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). A entrevista foi realizada pelo jornalista Hugo Bispo do Programa IFCE no Ar em 3 de Novembro de 2016.

🕓 24 de Outubro de 2016



© 2013-2022 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados/All RightsReserved.


  • LIVRARIA

     
     


  •  

    Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos em conversa

    Clique na seguinte ligação para para visualizar este vídeo do Instituto de Tecnologia Educativa – RTP (1975) A Escolinha de Arte de Cecília Menano – com Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos, que foi muito generosamente disponibilizado pelo Dr Daniel Sasportes (19 minutos). [Clique nesta ligação]

     


  • Programa IFCE no Ar, Radio Universitária

    Entrevista sobre o andamento do curso à distância “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”

    Entrevista gravada com a coordenadora do curso “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”, Professora Patrícia Holanda da Linha de História da Educação Comparada da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o Doutor Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos), e a coordenadora pedagógica do curso Professora Ana Cláudia Uchôa Araújo da Directoria da Educação à Distancia do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). A entrevista foi realizada pelo jornalista Hugo Bispo do Programa IFCE no Ar em 3 de Novembro de 2016.

    Para ouvir a gravação desta entrevista clique nesta ligação.

     


     

  • © 2013-2021 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved
%d bloggers like this: