Dr. João dos Santos

Ana Maria Benard MEDIUMAna Maria Bénard da Costa*
Maio de 2013
 
 
 

Conheci o Dr. João dos Santos quando, em 1962, dei os primeiros passos no caminho que iria conduzir-me ao longo de toda a minha vida profissional. Isso aconteceu numa casa antiga do Jardim Constantino para onde se tinha mudado o Centro Infantil Helen Keller. Eu tinha sido convidada pela Dr.ª Maria Amália Borges para orientar uma classe infantil de crianças cegas e, o Dr. João dos Santos fazia parte da Direcção desse Centro.

Ao longo dos três anos lectivos em que estive nessa escola – dois dos quais como Directora Pedagógica – foram numerosos os momentos em que tive ocasião, com os restante membros da equipa, de comunicar com ele e, através das orientações que nos dava, das histórias que nos contava, da forma como encarava cada problema que lhe era apresentado, despertar para novas e insuspeitadas perspectivas sobre a criança e o adolescente.

O que nos dizia e também a forma como nos transmitia o que queria dizer, proporcionava-nos não só mais conhecimento e saber mas também diferentes formas de sentir e de ser.

Mas ao lembrar este mestre (tive, ao longo da minha vida, inúmeros professores mas muito raramente encontrei uma pessoa a quem posso chamar, como a ele, de mestre) não posso limitar-me às situações de âmbito profissional. Aqueles momentos de que sinto mais saudades e aqueles em que de forma mais directa ele nos marcava com a sua extraordinária personalidade, foram passados no Jardim das Amoreiras, no seu consultório ou na sua casa de Sintra.

Depois de sair do Centro Helen Keller, enquanto fui seguindo por variados caminhos, manteve-se a influência do que aprendi com o Dr. João dos Santos e do que compreendi através do que ele me disse e me revelou, em diferentes situações: na coordenação de reuniões, na interacção com as crianças, nos comentários que fazia quando visitava as salas de aula.

Hoje, o Jardim das Amoreiras é um espaço que me é muito próximo e olhar para seu busto, na sombra daquelas espantosas árvores, é um motivo de renovada alegria. 

 
 
 
*Dra. Ana Maria Bénard da Costa
Aposentada do cargo de Directora de Serviços de Investigação e Inovação do ex-Instituto de Inovação Educacional
 
 
© 2013 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved.
 
 
 
 

  • LIVRARIA

     
     


  •  

    Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos em conversa

    Clique na seguinte ligação para para visualizar este vídeo do Instituto de Tecnologia Educativa – RTP (1975) A Escolinha de Arte de Cecília Menano – com Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos, que foi muito generosamente disponibilizado pelo Dr Daniel Sasportes (19 minutos). [Clique nesta ligação]

     


  • Programa IFCE no Ar, Radio Universitária

    Entrevista sobre o andamento do curso à distância “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”

    Entrevista gravada com a coordenadora do curso “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”, Professora Patrícia Holanda da Linha de História da Educação Comparada da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o Doutor Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos), e a coordenadora pedagógica do curso Professora Ana Cláudia Uchôa Araújo da Directoria da Educação à Distancia do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). A entrevista foi realizada pelo jornalista Hugo Bispo do Programa IFCE no Ar em 3 de Novembro de 2016.

    Para ouvir a gravação desta entrevista clique nesta ligação.

     


     

  • © 2013-2021 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved
%d bloggers gostam disto: