Pesquisas em Andamento

 A pesquisa intitulada, Laços Familiares, Constituição de Sujeitos, Políticas de Educação e Saúde em Espaços Escolares e Sociais, segundo a abordagem de João dos Santos, desenvolvido pela Profa. Patrícia Holanda, está integrada num conjunto integrado de pesquisas que procura associar as investigações da LHEC (Linha de História da Educação Comparada), constituída por pesquisadores-orientadores e orientandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC (Universidade Federal do Ceará) e pesquisadores colaboradores de uma rede interinstitucional em formação.

O referido conjunto é composto por vários subprojectos, que têm como propósito dar continuidade ao trabalho iniciado em 2013 e também ampliar as suas possibilidades de investigação, ao adoptar como temática de estudo, Família, Educação e Sexualidade articulada com a obra de João dos Santos (1913-1987), que tem conduzido ao desenvolvimento das seguintes pesquisas em andamento no âmbito do referido Programa de Pós-Graduação:

 

Contribuição da Psicopedagogia de João dos Santos para os Problemas da Adolescência em Portugal e no Brasil

mairaDoutoranda: Maíra Maia Moura – LHEC / UFC
Entender estratégias de aprendizagem e sociabilidade na adolescência, em conexão com marcos de interação entre família, escola e sociedade, a partir da abordagem de João dos Santos, que trata a infância e a adolescência, como períodos de grande importância para o desenvolvimento psíquico, aberto à actividade artística, devido à ligação entre a dimensão afectiva e cognitiva dos indivíduos, no campo da saúde mental e da educação; de outros autores contemporâneos e da perspectiva sociológica e comparada de investigação, com vistas a aproximar o debate e acção prática do campo da Psicopedagogia no Brasil e em Portugal, em relação aos problemas de aprendizagem e socialização de crianças e adolescentes, na era da educação mediática, do consumismo, da violência e dos conflitos de geração.

 

A Dimensão Estética da Pedagogia Terapêutica de João dos Santos na interação com a Arte de Cecília Menano

regiane-araujo-mediumDoutoranda: Regiane Rodrigues Araújo -LHEC / UFC
A pesquisa trata da dimensão estética na Pedagogia de João dos Santos, em consonância com a arte da educadora Cecília Menano, tendo como objectivo geral “Compreender as aproximações estéticas existentes entre a arte de Cecília Menano e a Pedagogia Terapêutica de João dos Santos no desenvolvimento da criança”.

Regiane Rodrigues Araújo – Março de 2017 – Modos de Subjetivação da Criança Pela Arte – Contribuições da Pedagogia Terapêutica do Psicanalista João dos Santos

 

A Educação da Criança e a Formação de Seus Professores nos Cursos de Pedagogia: Um Estudo Comparado Brasil-Portugal

carlos-bonfim-smallerDoutorando: António Carlos Ferreira Bonfim – LHEC / UFC
A pesquisa analisa o lugar e o sentido atribuído à educação da criança na formação dos pedagogos nos cursos presenciais de licenciatura Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará à luz do referencial santiano, após a publicação das directrizes curriculares nacionais de 2006, numa perspectiva comparada Brasil-Portugal.

 
 
 
 
 
 
 
© 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados /All RightsReserved.
 

  • Coloque aqui os seus dados para inclusão na lista de divulgação ou para receber outras informações

     
  • Proposta de Lei n.º 34 / XIII – Definição de ATO MÉDICO

    O XXI Governo Constitucional, no seu programa para a saúde, estabelece como prioridades aperfeiçoar a gestão dos recursos humanos e a motivação dos profissionais de saúde, apostando em novos modelos de cooperação entre profissionais de saúde, no que respeita à repartição de competências e responsabilidades e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, apostando em modelos de governação da saúde baseados na melhoria contínua da qualidade de garantia da segurança do doente… (Siga esta LIGAÇÃO para aceder ao documento de Proposta de Lei n.º 34/XIII.).

    Existe actualmente uma proposta de diálogo relativo à formulação do Artigo 5 desta proposta de lei, em que se define o ATO MÉDICO.

     
     
     

     
     
  • Conversas da rádio com João dos Santos

    Clique numa das seguintes ligações para ouvir a gravação da conversa da rádio com João dos Santos…

     
     

    Menino JesusDEIXEM AS CRIANÇAS ROUBAR
    As creches feitas à pressa, o pessoal escolhido ao acaso para jardins infantis e escolas… os programas e os regulamentos feitos sobre o joelho… são violência, geram violência (31 minutos).

     

    Menino JesusA HISTÓRIA DO MENINO JESUS
    Férias de culpabilidade e de Complexo de Édipo (30 minutos).

     

    Menino JesusO MEU MENINO JESUS
    A psicanálise é a arte de fazer com que as pessoas recuperem a sua infância (27 minutos).

     

    1ÉDIPO
    A triangulação que perpassa a vida do sujeito, a intimidade dos pais e os mistérios da sua união (31 minutos).

     

    meninaO COMPLEXO DE ÉDIPO DAS MENINAS
    Ideias sobre a sexualidade feminina (32 minutos).

     

     

    superegoO MENINO QUE SABIA O QUE ERA O SUPEREGO
    O investimento libidinal nos pais, transforma-se em identificação, possibilitando uma renúncia à satisfação dos seus desejos (25 minutos).

     

    luaO MIÚDO QUE ANDAVA NA LUA
    A relação cognição e afeto na escola (29 minutos).

     

    pincelFAZER FESTINHAS NO PAPEL COM O PINCEL
    Os primeiros desenhos e pinturas das crianças são uma projecção do seu corpo sobre a superfície plástica (30 minutos).

     

    Digital radio iconUMA CRIANÇA EXPRIME-SE NAS SUAS BRINCADEIRAS
    Brincar, regras e limites e as possibilidades de integração no desenvolvimento psíquico da criança (27 minutos).

     
  • Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos em conversa

    Clique na seguinte ligação para para visualizar este vídeo do Instituto de Tecnologia Educativa – RTP (1975) A Escolinha de Arte de Cecília Menano – com Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos, que foi muito generosamente disponibilizado pelo Dr Daniel Sasportes (19 minutos). [Clique nesta ligação]

     


  • Programa IFCE no Ar, Radio Universitária

    Entrevista sobre o andamento do curso à distância “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”

    Entrevista gravada com a coordenadora do curso “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”, Professora Patrícia Holanda da Linha de História da Educação Comparada da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o Doutor Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos), e a coordenadora pedagógica do curso Professora Ana Cláudia Uchôa Araújo da Directoria da Educação à Distancia do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). A entrevista foi realizada pelo jornalista Hugo Bispo do Programa IFCE no Ar em 3 de Novembro de 2016.

    Para ouvir a gravação desta entrevista clique nesta ligação.

     


     

  • “Histórias de mulheres” é finalista da 58º edição do Prêmio Jabuti

     

    O livro "Histórias de mulheres: amor, violência e educação", organizado por Maria Juraci Maia Cavalcante, Patrícia Helena Carvalho Holanda e Zuleide Fernandes de Queiroz, é finalista na categoria "Educação e Pedagogia" da 58ª edição do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, considerado o mais importante prêmio do livro brasileiro.

    A obra, lançada em 2015 pelas Edições UFC, conta, entre outros, com artigos da Professora Patrícia Helena Carvalho Holanda e do Professor Pedro Parrot Morato “A Mulher e a Família à Luz do Referencial Santiano na Perspectiva Comparada Brasil-Portugal”, e da Dra Clara Castilho “A Mãe e a Escola como Promotores de Inclusão Social das Crianças com Necessidades Especiais na Abordagem de João dos Santos”.

    Maria Juraci Maia Cavalcante e Patrícia Helena Carvalho Holanda são professoras da Faculdade de Educação da UFC. A obra pode ser adquirida na Livraria da Universidade Federal do Ceará (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica).

    Para mais informações clique nesta ligação.

     


     

  • © 2013-2017 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved
%d bloggers like this: