“João dos Santos, um caminho diferente na saúde mental”

“João dos Santos, um caminho diferente na saúde mental”

Joao dos Santos - um caminho diferente na saude mentalTrabalho de métodos qualitativos de Leonor Moreira Rato, supervisado pelo Professor Doutor Miguel Nunes de Freitas do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Inclui a transcrição de uma entrevista feita à Professora Doutora Maria Eugénia Carvalho e Branco por Leonor Moreira Rato. Resumo

“Falar ou escrever de João dos Santos não é tarefa difícil para aqueles que com ele conviveram e acompanharam uma vez que João dos Santos era um poço inesgotável de conhecimentos, bem assim como um excelente contador de histórias. Estas tinham sempre um sabor ao seu sentido de vida, revelaram discretamente o prazer com que fazia as coisas e a simplicidade como abordava situações por vezes consideradas complexas “ (Costa, João; 1991).

João dos Santos foi médico, psicanalista, pedagogo, filósofo e artista. Facetas diversas reunidas, numa só pessoa, de forma uníssona e harmoniosa na sua forma de ser, pensar e agir. Consonância interior de que nos dá testemunho, quando afirma que a arte de amar, educar, de curar e de criar são uma e a mesma coisa. (Carvalho e Branco,1999) Este trabalho não conseguirá senão abarcar uma ínfima parte do todo o seu trabalho e percurso de vida, mas dar sobretudo testemunho, através da visão de Maria Eugénia Carvalho e Branco- umas das pioneiras do estudo da sua vida e obra, bem como grande defensora da ideologia – sobre o seu enorme contributo para a questão da saúde mental em Portugal. Seriam necessários, muitos dias, muitos anos, muitas folhas e palavras para escrever tudo aquilo que João dos Santos realizou ao longo de toda a sua vida, tendo optado por privilegiar os marcos mais importantes do seu percurso e os aspetos mais relevantes da revolução que o seu trabalho representou na saúde mental infantil portuguesa. Este trabalho tem, deste modo, como principal objetivo responder à questão de investigação- Afinal de quem se trata? O que de diferente trouxe à saúde mental portuguesa?


© 2013-2022 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados/All RightsReserved.


  • LIVRARIA

     
     


  •  

    Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos em conversa

    Clique na seguinte ligação para para visualizar este vídeo do Instituto de Tecnologia Educativa – RTP (1975) A Escolinha de Arte de Cecília Menano – com Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos, que foi muito generosamente disponibilizado pelo Dr Daniel Sasportes (19 minutos). [Clique nesta ligação]

     


  • Programa IFCE no Ar, Radio Universitária

    Entrevista sobre o andamento do curso à distância “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”

    Entrevista gravada com a coordenadora do curso “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”, Professora Patrícia Holanda da Linha de História da Educação Comparada da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o Doutor Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos), e a coordenadora pedagógica do curso Professora Ana Cláudia Uchôa Araújo da Directoria da Educação à Distancia do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). A entrevista foi realizada pelo jornalista Hugo Bispo do Programa IFCE no Ar em 3 de Novembro de 2016.

    Para ouvir a gravação desta entrevista clique nesta ligação.

     


     

  • © 2013-2021 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved
%d bloggers like this: