Devo ao Dr João dos Santos a vida profissional feliz que vivi

Isabel Pereira MEDIUMMaria Isabel Vieira Pereira *
20 de Setembro de 2013
 
 

Devo ao Dr João dos Santos a vida profissional feliz que vivi.

Encontrei-o pela primeira vez entre os professores que leccionavam na única escola da época que preparava profissionais para o ensino Pré-Escolar e Ensino Primário pelo método de João de Deus. Era pois a escola de João de Deus e estávamos nos primeiros anos de 50.

O Dr. João dos Santos percebeu, sem que lho dissesse, que eu queria ser feliz a viver junto dos que me permitiam reviver as horas felizes da minha própria infância.

Após o curso chamou-me para com ele, com o oftalmologista Dr. Henrique Moutinho e a psico-pedagoga Maria Amália Borges, sua então já colaboradora, iniciar uma vida profissional como docente na obra que aqueles três mestres tinham sonhado e iniciado. Dentro da Liga Portuguesa de Profilaxia da Cegueira criaram a Clínica Infantil de Reeducação de Amblíopes com as secções clínica, psicológica e escolar. A inauguração oficial foi em Fevereiro de 1955 e eu iniciei o meu inexperiente trabalho em Outubro desse mesmo ano.

A formação que me faltava e que o Dr. João dos Santos bem conhecia, foi-me sendo dada por ele e seus colaboradores directos, no país e em França.

Foram anos de crescimento pessoal juntamente com o crescimento daquele núcleo de recuperação de deficientes visuais.

Muitas dificuldades monetárias, muitas incertezas, mas nenhuma desistência de alguém.

Vieram juntar-se depois os deficientes cegos totais e em 1961- 63 os alunos sem deficiência. Aparece então em instalações próprias a placa que oficialmente assinala o Centro Infantil Helen Keller.

Foi pois neste corredor de saberes sonhados, aprendidos, vividos, que fui feliz e que em momento próprio fui pessoalmente dizer ao Mestre João dos Santos, com quem sempre pouco falei, mas de quem sempre senti e entendi a estima, o afecto.

Maria Isabel Vieira Pereira

20/09/2013

 

* Professora Maria Isabel Vieira Pereira
 
 
 
 
 
 
© 2013 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved.
 
 
 
 
 
 
 

  • LIVRARIA

     
     


  • Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos em conversa

    Clique na seguinte ligação para para visualizar este vídeo do Instituto de Tecnologia Educativa – RTP (1975) A Escolinha de Arte de Cecília Menano – com Cecília Menano, João dos Santos e Maria Emília Brederode Santos, que foi muito generosamente disponibilizado pelo Dr Daniel Sasportes (19 minutos). [Clique nesta ligação]

     


  • Programa IFCE no Ar, Radio Universitária

    Entrevista sobre o andamento do curso à distância “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”

    Entrevista gravada com a coordenadora do curso “Introdução ao Pensamento de João dos Santos”, Professora Patrícia Holanda da Linha de História da Educação Comparada da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o Doutor Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos), e a coordenadora pedagógica do curso Professora Ana Cláudia Uchôa Araújo da Directoria da Educação à Distancia do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). A entrevista foi realizada pelo jornalista Hugo Bispo do Programa IFCE no Ar em 3 de Novembro de 2016.

    Para ouvir a gravação desta entrevista clique nesta ligação.

     


     

  • © 2013-2019 joaodossantos.net. Todos os Direitos Reservados / All Rights Reserved